O que é psicoterapia? um caminho para grande travessia
- Marcos Vinicius Cieri de Moura
- 13 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2024

As perguntas começam com o que é terapia? Para que serve? Sera que eu preciso? Será que esse profissional é confiável? Até mesmo para quem já está em processo terapêutico, as perguntas continuam: Será que isso faz sentido para mim? Ainda preciso? Será que devo trocar de terapeuta?
São várias as respostas, mas vamos falar aqui sobre o que é psicoterapia e como posso te ajudar. A etimologia (étimos - sentido verdadeiro) da palavra terapia vem do grego therapéia. Significa, restabelecer saúde, cuidado. O cuidado, nesse sentido, é um serviço, como servidor, que serve a. E tão importante quanto essas definições é o fato de que a psicoterapia é um processo, uma travessia.
Enquanto um serviço que visa a saúde, envolve encarar de frente muitas questões que causam sofrimento. Atravessar o vale e olhar para o desespero. Ofereço espaço para o tratamento de ansiedade, depressão, bipolaridade, entre outras questões de saúde mental que convocam por uma atravessar.
Encarar de frente essas questões não á algo fácil, mas eu estou aqui para te ajudar. A psicoterapia é uma jornada e uma aventura que exige coragem. Para enfrentar si mesmo, olhar para si. Em busca da mudança, do deslocamento, da transformação. De um algo a mais que possa fazer uma diferença positiva. Uma dor, mal-estar que procuram um novo significado e querem deixar de provocar desconforto.
É claro que a maioria busca por psicoterapia quando está em sofrimento, mas essa travessia não serve apenas para a dor, também existe a terapia para o autoconhecimento, desenvolvimento e ampliação de habilidades e consciência, sem necessariamente de um sofrimento ou algo psicopatológico. Em outras, palavras a psicoterapia convida a todos que em algum momento podem ver sentido no seu processo, atuando também de forma preventiva.
Para que isso aconteça o profissional passa anos formativos, aprendendo e se aperfeiçoando. Eu me formei pela Universidade Federal de Goiás e faço especialização em Psicologia Fenomenológica e Existencial. Esses conhecimentos e práticas me oferecem competências para exercer a psicoterapia da melhor maneira e com humanidade, pois de nada adianta técnicas e saberes se o profissional não aprendeu o essencial do que é ser humano.
E depois que a caminha se inicia qual o ponto de chegada? A resposta para essa resposta só você pode dar, no novo lugar que descobriu ou redescobriu, significou e ressignificou. A jornada se faz na travessia.
Agende uma sessão e vamos nos conhecer!
Comments